Queremos a todo instante que o tempo volte, ou esta doença vá embora, para os termos de volta.
Mas não é assim. O dano ao cerebro já está feito e mesmo brecando a doença (digamos que tenhamos a cura) aquilo que se perdeu não volta.
Temos que aprender a lidar com esta nova pessoa, que suas manias, suas chatices, suas loucuras, suas agressividades, fora o desrespeito a nós e a si próprio.
Aquela "brabeza" que antes viamos como uma coisa chata e suportável, de repente adquire ares de tudo o que é de ruim nesta vida, se tornam monstruosos, para nós que estamos sofrendo e muito com a perda daquele que amavamos.
O mais importante neste momento é entender a doença e aceita-la, pois não há como modificar. Então vamos modificar o nosso modo de lidar com ela, para que não soframos, e o sofrimento só traz depressão e doença, coia que no momento é o que menos precisamos. tenmos que ter força para seguir e continuar cuidando.
A doença tem varias fases, e esta de surtos e tempestades de humor e agressões são as que mai incomodam, pois se dão no inicio da doença e ainda estamos tentando entender tudo o que se passa a nossa volta. E neste moimento é muito imoportante o apoio da familia, marido e filhos, eles tambem tem que entender o que se passa.
O Alzheimer é uma demencia, portanto o doente é um demente e age como tal, então eles sabem mascarar as coisas de uma forma que todos acham que estão mentindo, ou se aproveitando de alguma situação. Mas não é assim.
Vamos conversar um pouco sobre o incio e aceitação da doença, para que outros possam entender o que se passa. Se cada um for colocando suas experiencias, outros perceberão que esta fase é importante, mas ela passa como todas as outras.
E digo mais, vão sentir saudades desta fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário