quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Agressividade ou surtos

No inicio da doença a agressividade se faz presente em muitos casos.

Esta demencia faz com que os traços de personalidade se acentuem, exemplificando: quem era calmo e tranquilo, assim permanecerá e até mais meigo, mas quem era mandão, prepotente, ah estes sim, vão querer impor mais ainda a sua vontade, e em alguns casos este impor significa até agressões fisicas.

Nesta necessidade deles de se comunicarem ou impor suas vontades, os surtos podem ocorrer, pois como estão dementes, nem sempre é possivel atender ao pedidos, por serem absurdos, ou por não ser possivel mesmo. O cuidador, neste momento, se não tiver experiencia, entrará em conflito direto, ou tentando explicar o motivo de não atender, ou mostrando insegurança e medo com a atitude agressiva.

Sempre dizemos que o DA testa sempre o seu cuidador, e normalmente é aquela pessoa que elegem como "porto seguro", por isso testam, para ver se eles ainda estão aptos a dar a segurança necessária, não tento esta resposta segura eles surtam e tudo se transforma num vai e vem de medos e dicussões.

Então o DA precisa de SEGURANÇA, CONFIANÇA e AMOR !

Voces devem estar lendo e pensando: Ah fácil falar!

Eu já passei por isto, minha mãe sempre foi uma pessoa muito forte, tanto em personalidade como fisicamente tambem, tudo tinha que ser a seu jeito, podia até conversar e ouvir alguma argumentação, mas depois fazia do seu jeito.

Gritei muito com ela para entrar debaixo do chuveiro porque não queria tomar banho, os vizinhos todos sabiam quando isto acontecia, e era todo dia. E claro ela gritava junto dizendo que eu a estava machucando, mas as vezes nem havia encostado nela, pura cena. Mas se eu voltasse atras e não desse o banho, ela tomaria conta da situação.

Apanhei muito quando ela se via contrariada, e ela ainda contava aos outros que eu é que batia, imagine as broncas e recriminações que levei por conta disto. Alguem já apanhou com uma peça de roupa molhada? Dói e muito e a levei no rosto, por conta de ela já estar tirando a roupa molhada do varal pela enézima vez.

Depois de acontecer isto muitas vezes aprendemos a lidar, então por exemplo:

- o banho: se for mulher procurem levar para o lado da vaidade, um perfume novo, uma roupa nova, ficar cheirosa para um passeio,.... se for homem, o problema maior é ficarem nus na frente de mulher, filha ou esposa, as vezes é melhor um homem  para fazer esta função, mas se não tiver jeito, diga que nem estão olhando, tampem os olhos por algum tempo e vamos indo... O importante sempre é não dar chance a questionamentos que interrompam a ação.

- voltar para casa: lembrem-se eles estão perdendo a memória, e sempre começa pela recente, então num determinado momento não mais reconhecerão o lugar onde estão, porque não estão vivendo este momento, então saiam com eles, deem uma volta no quarteirão e entrem em casa novamente, lembrem como esta agora é mais bonita e melhor, ou então justifiquem que a casa dela está em reforma, e que há de ter paciencia por um periodo. Já vi caso que a pessoa mostrou a escritura com o nome e então o DA parou com o problema.

E tantas outras situações, mas o mais importante é não discutir, e se mostrar sempre firme, mudar o assunto, ou até concordar. Lembro de vezes que minha mãe me xingava e eu concordava com ela, até reforçava os xingamentos, como se eu "a xingada" fosse outra pessoa, e no fim acabavamos rindo daquela maluca.

Alguns acham que não devemos mentir ou usar destas artimanhas para resolver, mas se formos ficar tristes e chorar cada vez que isto acontecer, o surto vai acontecer, todos irão se aborrecer e o DA depois vai sair como se nada tivesse acontecido (claro ele esquece, lembram-se que a memória recente se perde) e nós ficamos com a mágoa.

Os surtos tambem podem acontecer quando eles tentam lembrar de alguma coisa, ou até mesmo completar uma frase ou pensamento. Pois não tem coignição. Isto pode ser um pouco parecido quando tentamos nos lembrar de um nome no meio de uma frase, é horrivel para nós, imagine para eles que as vezes ainda tem alguma lucidez e sabem que não vão conseguir. E quantas vezes tentamos completar a frase ou o pensamento que estão falando, e eles nos olham dizendo que não é aquilo, que sempre fazemos isto, então não façam mesmo, e se verem que vão se alterar por conta disto mudem o assunto, mostrem algo naquele instante que mude o pensamento.

Então perceberam que é preciso "jogo de cintura" para lidar.

A geriatra que diagnosticou minha mãe com DA me disse certa vez: Eles são como crianças levadas, mas não adianta querer educar, elas não vão aprender mais. Levei esta frase por muito tempo com,igo, isto me ajudou e muito a aceitar as rusgas, as brigas e o que por muitas vezes aparenta ser provocação.

46 comentários:

  1. Oi, Molly

    Gostei do seu blog e li quase tudo, se não tudo.
    Estou passando por isso.
    Meu pai está meio mal, creio que está entrando na fase intermediária, pelo menos é o que parece.
    Estamos tentando acertar a medicação, pois os surtos estão cada vez mais frequentes e o estilo dele é agressivo, então já viu ... dureza de lidar.
    Será que é possível evitar os surtos com medicação? Tenho esta dúvida :)
    T+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando por isso!apanho direito !Eu cuido da minha sogra! Não é fácil! Estou sofrendo muito com ela! O meu marido morreu e ele era filho único! A erança sobrou para mim

      Excluir
    2. Estou passando por isso
      Meu pai com 90 anos,fala q quer ir para casa dele ,,(ele esta na cads dele) já me agrediu fala q não sou filga dele mto triste antes o remefio fazia efeito agora demora mto.
      As vezes não sei oq fazer

      Excluir
  2. oi, meu pai está super agressivo na hora do banho. Para banha-lo precisamos estar em 3 ou 4 pessoas, para segurá-lo. Estou toda arranhada por causa de suas unhas nos meus braços. não é fácil!!!

    ResponderExcluir
  3. Que blog maravilhoso e, de certa forma, confortante para quem está enfrentando essa situação.

    ResponderExcluir
  4. minha sogra esta agressiva,olha com cara feia,nao gosta que limpe a casa dela,ela nao sabe mais cozinhar mas,nao aceita que ninguem cozinhe por ela e na familia ninguem mais quer ajudar, so meu marido,e esta sendo dificil,ele ja esta ficando esgotado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!preciso da ajuda de voces, minha mae tem alzheimer a mais ou menos 07 anos e agora esta a um mes surtada quer voltar para uma casa onde viveu a 45 anos nemhuma medicação consegue ajudar,basta acordar para começar atentar sair de casa estamos vivendo confinados.Tentamos ajuda-la com medicação,atençao e todo jeitinho para convence-la a se acalmar, ela esta emagrecendo uma vez que anda o dia todo de uma porta a outra e nos agride com palavras uma vez que não deixamos ela ir, por favor me ajudem quem puder me passar alguma experiencia eu agradeço.

    ResponderExcluir
  6. eu tenho uma mãe que ja não gostava de mim com a doença ela agora me agridi, falando palavras que sempre me disse ela me xinga de maldita, desgraçaa diabo e por ai vai, ja tentou me matar com uma faca, ja tentou jogar oleo quente em mim, pega cabo de vassoura e se eu não seguro....o pior que não sei da onde vem a força dela, moro com minha mãe com a doença com 75 anos meu pai lucido com 83 anos eu e minha filha de 5 anos que vive vendo essa agressões.ela veio para cima de mim com a menina doente no meu colo. meu pai quer me ajudar a sair de casa, não da mais.

    ResponderExcluir
  7. Sou cuidadora de uma Sa.de 79 anos, ontem conversando sobre um de seus filhos, do nada, ela surtou, quase me bateu, fiquei em choque não sabia o que fazer comecei a chorar desesperadamente, e ela começou a me olhar e pedir desculpas não sei se vou ter condição de continuar, ela diz que todos são ladrões, escondi tudo e esquece onde colocou, que doença horrível me ajuda gosto muito dela.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu pai sofre dessa terrível doença, e está na fase de que não pode ser contrariado, ou não pode tocar nele, fica agressivo do nada, e parte para agressão física.
    Minha mãe é quem cuida dele, ela é baixinha e fraca fisicamente, já ele, é baixinho 'troncudo' e forte, bem forte.
    Na hora do banho, da troca de roupa, das refeições e até mesmo na hora de dormir, ele fica super agressivo, ele está tomando os medicamentos que foi receitado pelo especialista, porém, acreditamos que o médico deverá 'aumentar a dose', porque, na hora que ele surta, ninguém segura, estou vendo minha mãe 'se acabar' aos poucos devido ao grande desgaste.
    Alguém sabe, qual o tempo dessa agressividade, se é dias, meses ou anos?
    Ele foi diagnosticado com essa doença, ele tinha +- 56, 57 anos, hj ele está com 63 anos, está bem debilitado fisicamente (porém continua com a mão pesada para bater)....
    Meu pai sempre foi uma pessoa aparentemente calma, nunca extrapolou quando estava nervoso, nunca ouvi na minha vida ele falar um palavrão, agora.... além de ser muito agressivo, ele xinga tudo e todos dos mais variados palavrões.
    O estranho é que, ele não sabe mais conversar, não consegue formar uma frase, as vezes nem uma palavra, mas para xingar... falar em alto e bom som, acho isso estranho....
    Bom, teremos consulta no especialista por esses dias, o problema será colocá-lo no carro e tirá-lo do carro, pq ele faz todas as posições possíveis, menos entrar no carro, e, se ajudamos, ai ele fica muito nervoso.
    Dá a entender que ele sabe como fazer, e não precisa de ajuda.
    Estamos passando por um momento muito difícil, não sabemos como acalmá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola como vc lidou com seu pai??eu estou passando por isso e gostaria de saber se algo funciona

      Excluir
    2. Oi tb gostaria de saber se hoje seu pai está mais calmo. O meu pai tb está assim . muito nervoso, muito agressivo.ja apanhamos muito dele.

      Excluir
    3. Oi estou passando pelo mesmo o que aconteceu seu pai se acalmou ?? Meu avô não quer tomar os remédios não come e qndo come só migalhas está cada dia mais magro Isa fralda e pra ajudar com tudo ele tem diabetes e de tão fraco caiu machucou o dedo enfim tiveram que amputar não tá nada fácil está no estágio de bater e xingar!!! Antes disso ele ficava o tempo todo parado sem falar...

      Excluir
  10. Boa tarde! Minha mãe tem Alzheimer a mais ou menos 5 meses. Ela está na face leve oscilando para intermediária. A primeira vez que ela teve um surto estava encomodada com uma pessoa e com um lapso de lucidez lembrou de coisas e ficou muito nervosa, ela chorava, gritava e meu irmão abraçava ela mas ela chorava muito mais e dizia que ele estava a machucando também ele gritava muito com ela. Outra vez aconteceu porque ela cortou a calça e ele a pediu para vestir o pijama mas ela recusou várias vezes, até que ele teve que ficar bravo, ela se jogou no chão chorando e ele mais uma vez deitou segurando ela forçando ela não se levantar, conseguiu leva lá para cama e mesmo assim ela chorando muito ele continuou a segura lá abraçando a com força e berrando com ela. Enfim, gostaria de saber como se deve agir numa situação que ela surta? Se é mesmo necessário segurar muito firme e berrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga não pode fazer assim gritar berrar e apertar a sua mãe.e preciso amor e paciência pra ajuda la.

      Excluir
  11. Estou vivendo exatamente isso, e quantas vezes bate uma insegurança. Após cada surto, uma sensação intensa de impotência.

    ResponderExcluir
  12. TENHO UMA PRIMA QUE CUIDA DA MÃE (MINHA TIA) DOENTE E AGORA TAMBÉM COM DIAGNÓSTICO DE ALZHEIMER, E GOSTEI MUITO DE TUDO QUE LI AQUI, VAI NOS AJUDAR MUITO NOS CUIDADOS COM MINHA TIA.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Molly, gostei de ler seu blog, me confortou, meu pai encontra-se com essa doença, mas num estado bem avançado, porque para completar, ele tam bem foi diagnosticado com parkinson e ele teve 2 avc´s, então você sabe o que estamos passando com ele. Completamente agressivo as vezes e passa dias sem dormir, porque os remedios não fazem efeito, somos em 5 filhos, mas está ficando dificil conviver com a situação, pois 3 trabalham e dois sempre se sobrecarregam. Minha mãe coitadinha não consegue descansar também, temos que dividir as atenções com os dois, até porque graças a Deus, minha mãe é saudável, mas mesmo assim requer atenção pois já é idosa também . Não sabemos mais o que fazer para ele dormir, fica andando a casa o dia inteiro e precisamos está sempre atentos. E não cansa!

    ResponderExcluir
  14. Minha mãe de 84 anos foi diagnosticada em outubro/2015. Esquece tudo e as vezes quer dar ordens. Mas ainda não apresenta agressividade. Com osteoporose forte fraturou o fêmur. Logo virá para casa. Vamos ver como será fazê lá fixar em repouso. Obrigada a todos pelas dicas.

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe de 84 anos foi diagnosticada em outubro/2015. Esquece tudo e as vezes quer dar ordens. Mas ainda não apresenta agressividade. Com osteoporose forte fraturou o fêmur. Logo virá para casa. Vamos ver como será fazê lá fixar em repouso. Obrigada a todos pelas dicas.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Por favor, me oriente. Porque trata alguns bem e a outros agride?

    ResponderExcluir
  18. Por favor, me oriente. Porque trata alguns bem e a outros agride?

    ResponderExcluir
  19. oi cuido de uma idosa que tem mais ela grita muito o que causa isso

    ResponderExcluir
  20. oi cuido de uma idosa que tem mais ela grita muito o que causa isso

    ResponderExcluir
  21. minha irma neste momento esta apanho la no banheiro com minha maezinha temos muita paciência com ela muito amor carinho

    ResponderExcluir
  22. Estou passando por um período de sofrimento , aprendizado,amor e dor tudo em prol de meu padrasto que está com DA
    Sofrimento ,pois sogro com ele todos os dias
    Aprendizado,aprendo com ele a todos os dias a dar valor a vida
    Amor,tento dar a ele todo amor que um filho pode dá a um Pai
    Mas confesso tá muito difícil medicamentos mais parece que cada vez que ele bebe o remédio fica pior,chega a ficar a noite inteira andando no quarto e quando tento colocar ele na cama fica agrecivo tá muito difícil
    Abraço a todos que Deus nos dê muita força para enfrentar está cituação

    ResponderExcluir
  23. Meu Amado pai esta com D.A (Estou passando por uma fase que é preciso ter paciência , meu pai está cada vez mais agressivo, agora ele sismou que eu ou minha esposa pegou um sapato dele, eu tentei conversa com ele explicar que todos sapatos dele estava no mesmo lugar, mais ele nega e diz que pegamos ficou mto agressivo, ao ponto de me chingar de varios palavrões, e de tacar um sapato dele em mim, e pedir que eu saísse de casa e iria embora, entrei em meu quarto agora, e ele sentou na varando e esta cantando assoviando, como se nao tivesse acontecido nada!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/amfrancobn
      me adicione, para podermos trocar experiencias.

      Excluir
  24. Estou aqui arrasada e com muito sono, ontem foi meu dia com minha mãe e sair hoje.Esta sendo uma luta porque cada dia mais ela está mais agressiva e mada lhe agrada, mesmo concordando com os erros dela.
    Na hora do banho um sufoco e ela só se dá bem com meus filhos, e na hora da medicação ou alimentação meus filhos tem que chamar ela para ela poder se alimentar junto com eles. Além disso ela tem esquizofrenia.

    ResponderExcluir
  25. Estou aqui arrasada e com muito sono, ontem foi meu dia com minha mãe e sair hoje.Esta sendo uma luta porque cada dia mais ela está mais agressiva e mada lhe agrada, mesmo concordando com os erros dela.
    Na hora do banho um sufoco e ela só se dá bem com meus filhos, e na hora da medicação ou alimentação meus filhos tem que chamar ela para ela poder se alimentar junto com eles. Além disso ela tem esquizofrenia.

    ResponderExcluir
  26. Meu pai está na fase intermediária da DA, com graves falhas de memória, e os surtos se devem ao carro, que escondemos já que o médico o proibiu de dirigir. Porém ele não aceita isso, apesar de tudo que já tentamos explicar e se revolta com todos os filhos. Está com ideia fixa nessa questão, não esquece de jeito nenhum e agora quer denunciar os filhos na polícia. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  27. Minha mãe foi diagnosticada com Alzheimer mas segundo o médico estava o inicio. So que os sintomas ja vinha de anos. Ela tá muito agressiva, tem varios surtos. A família não ajuda em nada, mas me olham de cara feia pois ela me acusa de agressões. Não estou suportando mais...Nesse exato momento, são 01:41 da manhã e ela não para de gritar. Parece que vou enlouquecer. Tá tomando o medicamento mas não surte efeito algum...me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  28. Queria saber se eles dar fora da casinha e voltar ao normal e se no início da demência depois eles lembram mas dizem que o caso era real

    ResponderExcluir
  29. Cuido de uma idosa de 82 anos com DA estou ficando cada dia mais exausta tenho dores de cabeça todos os dias!! Ela se tornou muito agressiva autoritária e mandona,sendo que no início da doença era uma pessoa super dócil e calminha,estou desanimada em ve-la tão mudada parece outra pessoa,as vezes não sei como como devo agir.

    ResponderExcluir
  30. Estou trabalhando de cuidadora, o seu Olimpio as vezes ta super chateado comigo e as vezes está um amor, agora mesmo deitamos para ele descansar depois do almoço e ele ta me contando coisas da vida dele.
    Ele esquece muitas coisas, lembra de outras, evito deixá-lo dormir muito durante o dia pra ele conseguir dormir a noite, deixo ele dormir 1 hr depois do almoço. A esposa dele disse q eu sou a cuidadora mais calma que já passou por aqui, eu procuro me adaptar a ele é ignorar os xingamentos, ele as vezes fecha a mão parecendo q vai me dar um soco mas aí pergunto se ele vai me bater aí ele começa a rir e fala q ta brincando, eu converso muito com ele, cada historia q ele conta, nunca fiquei zangada com ele pois sei q não faz de proposito, é assim vamos levando essa vida q sempre nos pega de surpresa.
    Sou a Dila e tenho 37 anos.
    Seu Olimpio deitou e ta cantarolando e conversando comigo kkkkk, eu levo tudo na graça e assim a gente vive entre tapas e beijos, mas sei q o assunto é serio, bom sorte a vcs e Deus abençoe a cada um

    ResponderExcluir
  31. Bom dia minha mãe tem essa doença já algum tempo acho que uns 5 anos hoje está com 58 ela anda muito agressiva chinga todo mundo fala que tá roubando as coisas dela será que tem algum remédio para acalmala nas crises de surtos

    ResponderExcluir
  32. Minha sogra surto pq não compro gaz p ela fazer comida me xinga joga as coisas fala q estou roubando ela p enfiar o dinheiro no rabo dos meus filhos amaldiçoa grita eu tenho diabetes Tou ficando mal mas não tem ninguém p me ajudar meu marido e meu ombro amigo depois ela age como si nada Tou tão confusa te. Dias q do nada chora diz q vai acontecer algo q alguém morreu tenho vontade de sumir

    ResponderExcluir
  33. E muito triste todo isso liga p os parentes pedindo ajuda p buscar casa p ela meu deus e muito triste acho q não vou aguentar q me mandar en tudo mm e dez trata o dia todo quando vem algum parente ela fica un amor na Vdd nunca quis q eu casas e c o filho dela e difícil

    ResponderExcluir
  34. meu passiente custa muito a dormi mesmo com medicamentos o que eu faço

    ResponderExcluir
  35. Meu Deus !! Estou passando isso com minha mae. Muito triste, tenho que trabalhar e não tenho dinheiro para contratar cuidadora.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde , preciso de esclarecimento , tenho uma tia com alzaimhrer. Tem 78 anos e não quer parar em casa deforma alguma seus filhos que são ter homens não estão nem aí , se ela some coisa que já aconteceu várias vezes por ela esquecer onde está , e ficar 4 horas sumida, acontece se ela é proibidade de sair ela agride quem estiver por perto , até. Com faca ela já tentou agredir a própria neta, pois bem contudo isso para meus primos não terem brigas eles deixam ela sair de casa todos os dias e ela acaba vindo aqui na casa da minha mãe irmã dela, e aqui também não é diferente ela da uma de louca do nada se for contrariada ela fica agressiva e parte para cima de quem a contraria no carro minha mãe com 80 anos. O.meu te Rio é de acontecer algo com ela na rua quando
    Vai embora pois já tivemos desaparecimento dela várias vezes. Quero saber como faço judicialmente para evitar algum problema maior. Se no trajeto de casa se acontece algo grave responderemos na justiça por algo uma vez que nos sentimos incapazes de segura-lá dentro de casa por se torna completamente agressiva, como proceder.lbrigado.

    ResponderExcluir

Seguidores