quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cuidar de si para poder cuidar de outros

Os cuidadores, aqueles que não só lavam, passam a roupa, fazem e servem a comida e outros serviços caseiros, mas sim os que tem a responsabilidade pelo doente. Aqueles que cuidam com a cabeça e coração, normalmente filhos, netos e maridos ou esposas, e outros que cuidam com a cabeça e com o corpo, unem as duas coisas alem da responsabilidade tem as obrigações domésticas tambem, não só para com seu lar, mas para com as coisas do paciente.

Sabemos que o estresse é altissimo, não é facil lidar com tudo isto. O psicológico simplesmente "entra em curto" detonando a depressão, que alem de nos deixar profundamente tristes, vai minnando aos poucos o nosso fisico, e acabam aparecendo problemas, as ditas doenças psicossomaticas.

E podem ter certeza de que após a partida, o fisico vai cobrar o descanso que não teve, os cuidados que não foram dados.

Muitos são só para cuidar então não tem como dar uma fugidinha num fim de semana para relaxar, ou mesmo uma viagem de curta duração para recarregar as baterias e distrair a mente.

Então temos que encontrar alternativas, as que encontrei me fizeram até ver o mundo ao meu redor de forma diferente.

Ir às compras, supermercado, padaria e coisas assim, pode ser um passeio, basta fazer um trajeto diferente, e durante este trajeto ir prestando atenção nas coisas que se apresentam no caminho: um jardim de uma casa com sua plantas e talvez algum botão de flor, e acompanhar o desabrochar desta flor dia a dia; um cachorro que no portão está latindo desesperadamente pode receber um carinho com palavras e logo teremos um amigo no trajeto, que vai latir se voce esquecer de dar o seu oi a ele; dar bom dia as pessoas que cruzar na calçada, alguns a principio olharão estranho, mas com o tempo algumas idéias fora deste nosso mundo poderão ser trocadas, novas amizades; e assim muitas outras coisas.

Reservar uma hora do dia, enquanto o paciente dorme, para voce, tomar um bom banho demorado, com mais espuma do que habitualmente; pentear os cabelos de uma forma diferente, quem sabe até mudar a cor; fazer as unhas, dar um colorido a elas, nem que dure um dia só, mas naquele momento elas estarão lindas; fazer uma limpeza de pele, cremes e mascaras feitas de frutas, muitas receitas que podem ser feitas em casa com custo baixissimo estão na internet a disposição; e por ai vai...

Voce tem um bichinho de estimação? Um cachoroo, um gato, então estar com eles é muito prazeiroso, brincar uns minutos pode nos trazer muita energia boa, pois estes nossos companheiros sabem devolver o carinho que damos.

Um artesanato tambem pode ajudar, pois diztrai a mente, muda o foco de concentração, e na verdade o que se quer com tudo isto aqui é isto, mudar o foco, para que a mente descanse desta nossa loucura de vida.

Os cuidados com médico tambem devem ser feitos, principalmente se antes já havia algum tratamento a ser seguido, ou prevenido.

Então vamos nos cuidar.

Cuidador que não se cuida, não pode cuidar !



2 comentários:

  1. oi, gostei muito desse blog, pois estou enfrentando a mesma situação, não esta sendo facil, pois minha mãe tem a cada dia se tornado mais agressiva, tanto verbal como fisica, tem hora que acho q não vou aguentar, os medicamentos q toma são fortissimo, mas parece não fazer efeito nenhum.

    ResponderExcluir
  2. Is titanium a conductor? - The Tithlon Almanac
    At the toaks titanium bottom of the column titanium (iv) oxide are ray ban titanium a number of different metals that are a component in a copper oxide - titanium flashlight a copper oxide, a titanium security gold or platinum oxide, and

    ResponderExcluir

Seguidores